Encontro Final do Projecto a Cidade e a Rua

Realizou-se no dia 4 de Dezembro de 2007, no ISCTE, o seminário final do projecto "A Cidade e a Rua: uma aproximação etnográfica à vida urbana". Participaram todos os investigadores do projecto, expondo os trabalhos que têm em curso, ficando os comentários a cargo dos consultores do projecto.

O dia de trabalho foi aberto pela investigadora responsável Graça Índias Cordeiro, que fez uma breve súmula dos trabalhos do projecto e um enquadramento do objecto de estudo. Logo depois seguiram-se as comunicações de João Pedro Silva Nunes, sobre o bairro J. Pimenta em Paço de Arcos, e de Rita d'Ávila Cachado sobre o Bairro da Vitória na Portela de Sacavém. Os comentários ficaram a cargo do Prof. António Firmino da Costa.
Depois de um breve intervalo, seguiram-se duas comunicações que reflectiram a vertente histórica do projecto. A primeiro por Frédéric Vidal, sobre os roteiros da cidade de Lisboa nos séculos XVIII e XIX e forma como estes classificavam o espaço urbano. Em seguida, Gonçalo Rocha Gonçalves apresentou o seu trabalho sobre a organização sócio-espacial da polícia em Lisboa. Os comentários a estas duas apresentações ficaram a cargo do Prof. Joaquim Pais de Brito.

O período da tarde começou a apresentação de resultados preliminares da investigação de pós doutoramento de Susana Durão no Rio de Janeiro, focando os programas de segurança que relacionam forças de segurança com as diversas comunidades. Logo em seguida foi a vez de Ligia Ferro apresentar a sua investigação sobre a prática do Parkour em Lisboa, na construção do corpo e na relação com o espaço físico da cidade. Finalmente, Marina Antunes apresentou a intervenção urbanística da Câmara Municipal da Amadora no centro da Brandoa, particularmente na criação de espaços públicos e cívicos. Os comentários a estes trabalhos ficaram a cargo do Prof. Luís Vicente Baptista.

A fechar o dia, o Prof. Gilberto Velho, do Museu Nacional - Rio de Janeiro, fez uma avaliação global dos trabalhos desenvolvidos. Seguiu-se a discussão entre todos os participantes.

Sem comentários:


Search this blog

© 2007 Etno-Rua. ISCTE - CIES | Contact Us