Mesa Redonda

No dia 19 de Julho de 2006, foi feita uma reunião mesa-redonda onde todos os investigadores apresentaram trabalhos em curso e os problemas teóricos-metodológicos que enfrentavam.
Houve apresentações sobre as sociabilidades juvenis em torno do consumo e venda de estupefacientes (Marta Sofia Pinto); sobre sociabilidades juvenis e ocupação dos espaços convocadas por práticas de rua como o Parkour e o graffiti (Lígia Ferro).
Discutiu-se a vida urbana em cojuntos residenciais que começaram a caracterizar Lisboa desde os anos 60 (João Pedro Nunes) e o acompanhamento dos processos sociais e culturais implicados no realojamento de uma comunidade hindu em Lisboa, da Quinta da Vitória (Rita d’Ávila Cachado).
Já numa perspectiva histórica, discutiu-se a problematização das formas urbanas do século XIX e a construção de estruturações das sociedades urbanas a uma escala microlocal (Fréderic Vidal); mas também o papel dos polícias e da organização moderna policial desde o século XIX na ordenação das práticas e rotinas dos lisboetas e na definição de ruas e circulação rodoviária.

Sem comentários:


Search this blog

© 2007 Etno-Rua. ISCTE - CIES | Contact Us