European Social Science Conference - Lisboa 2008




Realizou-se entre os dias 26 de Fevereiro e 1 de Março de 2008 a European Social Science History Conference. Já na sua sétima edição (a primeira aconteceu em 1996), esta conferência tem-se destacado como a mais importante no campo da história Social. A organização é do International Institute of Social Science, sediado em Amesterdão.
A conferência decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo nela participado mais de 1200 investigadores de diversas nacionalidades, distribuídos por mais de 300 painéis. A conferência está organizada em redes temáticas, o programa completo pode ser consultado aqui.
Dois investigadores do projecto apresentaram os seus trabalhos nesta conferência. Logo no dia 26, Frédéric Vidal apresentou um paper intitulado "Lisbon in city directory and city guide at 19th century", na sessão "Urban Description and Urban Form (Portugal, 1850-1900) composta por membros do CEHCP do ISCTE, Magda Pinheiro, Maria João Vaz, Nuno Pinheiro, Conceição Tiago e Paula Ferreira. Esta sessão estava incluída na rede de história urbana.
No dia 27, Gonçalo Rocha Gonçalves apresentou "Ordering the Streets: Police and Traffic in Lisbon (1890-1910)". Numa sessão integrada na rede de justiça criminal, foram também apresentados papers sobre a polícia de Paris (séculos XVIII-XIX) e de Londres (no período antes da criação da Metropolitan Police em 1829), e sobre a figura do detective londrino pela conceituada investigadora israelita Haia Shpayer-Makov. Na audiência estavam cerca de 40 investigadores, maioritariamente ingleses e franceses.
Pode ver algumas fotos do evento e um relatório feito pela organização aqui.

Sem comentários:


Search this blog

© 2007 Etno-Rua. ISCTE - CIES | Contact Us